quinta-feira, 6 de março de 2014

Retratando a Família






Retratar a família em uma arte plástica é algo que percorre através dos séculos por meio da mão de vários pintores, grandes e pequenos. Isso porque a família é como um dos tesouros mais preciosos que alguém pode ter. Retratar a família é também retratar um momento, o período que vivem, a idade de cada um e principalmente o anseio de que independente de quanto tempo passe e de quão maduros as pessoas se tornem, essa família se mantenha como a retratamos: pessoas próximas, íntimas e felizes.



 A pintura de cima é: A família do pintor Juan Bautista Martínez del Mazo. A arte foi elaborada retratando o grupo de maneira mais formal porém não dentro de um padrão tão rígido. Parece bem uma  foto tirada antes do momento certo, em que nem todos estão ainda olhando diretamente para o artista. Isso ajuda a dar um tom mais íntimo ao momento. A segunda obra é de Giuseppe Magni, mostrando a família em alguma situação do cotidiano. Em ambas as obras percebemos que a família toda se volta para os pequenos com olhar de apreciação, cuidado e ternura. Dessa forma ambos os quadros transcorrem em um fluxo de leitura de cima para baixo, do mais velho para os mais novos.


A caricatura mostrada primeiro é uma arte semelhante porém, é claro, com outra linguagem artística. O traço foi feito a mão e a pintura é digital, então é uma arte gráfica. A família ali olha diretamente para o observador exatamente como na fotografia e o fluxo de leitura também é de cima para baixo de acordo com a idade, exceto pela bebê. Ela não olha para a maquina, porque não compreende o que é isso, e algo curioso é que ela não está no final, mas no meio, e a família se acomoda ao redor dela, criando um sentimento de proteção. O fundo foi alterado para representar mais o sentimento e menos a circunstancia em si. Também porque nesta ocasião era véspera de natal, o que não considerei importante retratar de forma direta na obra - pois esse não era o tema proposto - mas é algo que está presente de forma mais sutil.