domingo, 12 de janeiro de 2014

Princesa Mononoke - Homem, Natureza e Miyazaki.



Este é Miyazaki!



Esta é Princesa Mononoke, um dos Animes/Filme mais famosos e bem elaborados de todos os tempos. A obra levou quase 20 anos para ficar pronta e foi feita quase toda à mão, quadro por quadro, vários quadros por segundo. seu lançamento em 1997 foi um dos maiores sucessos de bilheteria da história do Japão. Existe muito o que dizer sobre este projeto somado como outra das obras primas do mestre Hayao Miyazaki. Mas o que mais chama atenção aqui é a coisa do artista como compositor. Os movimentos dos personagens são bastante reais, e como se não bastasse a história em si ser longa e envolvente, podemos encontrar um sem fim de cenas desnecessárias (para a história) que com certeza deram muito trabalho pra fazer, deixando o desenho ainda melhor.



Além da parte da estética visual, o assunto do filme também é pertinente. Não é preciso muito esforço pra perceber o tema e o estilo quase educativo que o filme traz, nem para perceber qual é o papel representativo de cada um dos personagens. Uns representam a natureza, outros representam a opressão como consequência da ganancia dos lideres poderosos, outros representam a busca da sabedoria, outros a restauração da família etc. Entre muitos personagens, há uma mulher que representa o progresso tecnológico e humano, e a crise da luta do homem contra a natureza. O que é muito curioso é que não conseguimos decidir se ela é boa ou má. Na verdade ela toma decisões boas ou ruins ao decorrer do filme, e a maioria dos personagens (que são muitos) é assim. Os assuntos são diversos dentro da trama mas o centro é o desenvolvimento sustentável, e a abordagem usada é nada além da mitologia oriental dos espíritos da natureza.
Tudo é muito atual, reflexivo e curioso mesmo sendo outra época e uma cultura do outro lado do mundo. Isso que parece ser o mais legal em artistas desse porte, ter algo a dizer e usar a arte como "poema para sua poesia". Realmente a televisão é uma coisa bem dispensável e pouco produtiva, quer dizer, duas horas vendo tv você pode trocar pela leitura de um bom pedaço de livro, mas tem filmes que vale muito a pena ver e esse é um. Muitos personagens, dilemas complexos e uma boa dose de ação. Quem for assistir eu recomendo que veja legendado, de verdade! A dublagem tira muito da expressão dos personagens e depois de uns 20 minutos você nem lembra que o que está ouvindo é japonês.



Fizemos também uma singela homenagem ao Miyazaki. O bom velhinho tem hoje 72 anos, um trabalho memorável com varias obras que se tornaram clássicos. Já se aposentou várias vezes, e sempre volta com alguma animação nova! Acompanhe a gente no Facebook para receber mais atualizações do Lukas Jordão: http://migre.me/ia4mE





Gostou da nossa arte? quer encomendar uma caricatura? Faça um orçamento sem compromisso: lukasjordao@live.com